Saudação

Pesquisa

Pesquisa personalizada

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

sábado, 16 de abril de 2011

FREIO DIVINO

     "A religião é necessária em qualquer lugar onde houver uma sociedade estabelecida, pois enquanto as leis reprimem os crimes conhecidos, de um lado, do outro a religião se encarrega dos crimes secretos.Quando o homem não tem noções claras e sadias da divindade, as idéias falsas ocupam seu lugar - como durante épocas infelizes que se fazia comércio com moeda falsa na falta da verdadeira - e temem cometer qualquer ato hediondo com medo de um punição divina.
     Se levarmos em conta o fato da necessidade da religião, do homem reverenciar o sobrenatural para buscar compreensões e um sentido à própria vida, qual é o motivo de se lançar ao fanatismo que leva à destruição, à morte e à intolerância ao próximo?'Um homem que recebe sua religião sem exame não difere de um boi que atrelam'.(O túmulo do fanatismo). Examinar, questionar, é um dever de qualquer um que respeita a razão seguir uma crença somente porque é a crença dos pais seria um tremendo engano. Quando se questiona quantos filhos de cristãos são muçulmanos, ou quantos filhos de muçulmanos são cristãos, tem-se uma clara noção de como o puro acidente geográfico ao nascimento exerce enorme influência na crença religiosa.
     As várias seitas fundadas no cristianismo provocam, por vezes, a suposição de serem sistemas equivocados. Mas por que? Porque o homem sábio deve pensar consigo mesmo : Se Deus quisesse fazer conhecido seu culto a todos,  seria pelo fato desse ser necessário a todos. Também, se fosse tão necessário, ele mesmo teria dado esse culto, assim como deu olhos e boca para todas as pessoas. seria uniforme por toda parte, pois todas as coisas necessárias aos homens são universais, como a faculdade da razão, comum a todas as nações civilizadas."
       Texto retirado a revista - FILOSOFIA nº 40 - paginas 21, 23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário