Saudação

Pesquisa

Pesquisa personalizada

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Não erre mais - Pronomes

   Dica simples para que você possa escrever e analisar os pronomes: o,a,os ,as lhe, lhes.
     o,a, os ,as = o livro, o rapaz, a moça....
     lhe, lhes = ao livro, ao animal.....
·          
    Vejamos:
  Se você, por exemplo, escreveu as orações abaixo, mas tem dúvida quanto ao emprego do pronome:
1.            Beatriz, quem.....procurou fui eu.
   Preencha , mentalmente, o espaço com um substantivo em apareça o ou ao.
   Beatriz, quem procuro o livro fui eu. (objeto direto)
   Beatriz, quem procurou a caneta fui eu. (objeto direto)
   Portanto:
   Beatriz, quem o procurou fui eu. (objeto direto)
   Beatriz, quem a procurou fui eu. (objeto direto)
2.           Peço-....a gentileza de enviar-me o cheque do pagamento.
   Peço-...a gentileza de enviarem-me o cheque do pagamento.
   Peço ao rapaz a gentileza de enviar-me o cheque do pagamento. (objeto indireto)
   Peço aos homens que me enviem o cheque do pagamento. (objeto indireto)
   Portanto:
   Peço-lhe a gentileza de enviar-me o cheque do pagamento. (objeto indireto)
   Peço-lhes a gentileza de enviarem-me o cheque do pagamento. (objeto indireto)

  Raimundo Adalberto Albuquerque -  blog : adalbertoalbuquerque.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário