Saudação

Pesquisa

Pesquisa personalizada

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

domingo, 24 de abril de 2011

O Conformismo

     Conformismo - " É fuga à individualidade e à liberdade através da adoção plena dos padrões sociais estabelecidos."
     É o caráter que busca na identidade com o outro sua própria identidade, sufocando qualquer originalidade (individualidade). É a pessoa que imita em tudo a outra ou o padrão de pessoa que a sociedade impõe (Adalberto).
     Goza de pseudo-segurança pela eliminação das discrepâncias entre ele e as demais pessoas.
     A pessoa conformista deixa de ser ela mesma, então adota como seu atributo pessoal aquilo que os outros esperam que ele seja, ou que ele adota, por não ter uma personalidade que seja admirada por todos, uma inveja implícita. (Quero ser o Roberto Carlos!). "É o tipo mais comum dentre as pessoas ditas normais. O fim do(a) conformista consiste em adotar inteiramente os modos de comportamentos, pensamentos e sentimentos, que as normas culturais estabelecem, tanto do grupo, da classe como de qualquer outra situação social."
     A pessoa torna-se uma espécie de câmera filmadora, reproduzindo tudo que capta, na família na escola, no seu ídolo, nas divesões de outrem, age sempre "de acordo com". Um camelão humano! Agindo assim, tal pessoa não se sente mais só nem angustiado, vestiu a máscara ilusória de que somos todos iguais, desde que imitemos os outros. "Tudo é uma única e mesma realidade, que dá segurança e sentido à vida. É eliminada toda e qualquer originalidade. Não existe diferenças. Cada um sabe o que esperar dos outros e o que os outros esperam dele. Desta maneira, tenta eliminar a fonte da angústia, que é a libertação dos laços que uniam o ndivíduo, primariamente, ao mundo externo. É como se a pessoa incorporasse a si um eu coletivo, um eu social, que toma o lugar do eu autêntico e original ."
     A pessoa perde-se no mergulho total que faz na outra personalidade não-sua, desse modo, crê ser o outrem de modo absoluto. Tal personalidad incorporada age em lugar do eu que era antes, de tal feita que a pessoa perde a capacidade de reconhecer como é de fato! Acha que os pensamentos, as ações, as crenças, as diversões, os gostos dentre outras coisas são de origem sua.
     A pesoa de tal quilate bebe, se droga, dança forró, adota crenças porque lhes dizem que é certa. Nenhuma bebida, como cachaça, uísque, tequila não têm o gosto bom, porém como "todo mundo diz que tem gosto" o(a) conformista diz: - É bom sim! do mesmo modo age com relação as outras coisas, carnaval, forró, droga dentre outas coisas - maria-vai-com-outras! - Acredita sempre no que dizem - Isso é bom! Aquilo é bom! É correto assim! Eu sei o que estou dizendo! Tenho experiência!
    

     


Nenhum comentário:

Postar um comentário