Saudação

Pesquisa

Pesquisa personalizada

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

terça-feira, 26 de abril de 2011

Questione, veja se não há erro!!!

     Apesar de critiar a intolerância religiosa, Voltaire acredita que a crença é importante para a sociedade. Mas a aceitação de seus dogmas sem questionamento levou o homem ao fnatismo, à barárie e à destruição.
     O filósofo condenava claramente as disputas religiosas ao afirma categoricamente : "Esta horrível discórdia, que dura há séculos, constitui a lição bem expressiva que devemos perdoar-nos mutuamente os nossos erros; a discórdia é o grande mal do gênero humano e a tolerância se único remédio.
     Voltaire dizia que devemos nos tolerar por somos fracos, incosequentes e sujeitos ao erro e á mutabilidade.
     Voltaire jamais foi ateu! "Apesar de seus ataques muitas vezes violentos contra algumas religiões, Voltaire não era ateu."
    Também é importante observar o que disse Benjamim Franklin : " O jeito de ver pela fé é fechar os olhos da razão".
     Não importa a que religião que você pertença, questinone, analise, raciocine. Nós, seres humanos, precisamos do exercício da razão, não devemos aceitar os dogmas cegamente de forma fanática e cega! Não fazer isso, só nos leva ao fanatismo, a intolerância! Não questionar a fé e seus dogmas, nos torna autômatos  e repetidores de discursos alheios e sem fundamento algum, verdades "reveladas", embora sejam absurdas, discriminadoras, preconceituosas!
     Veja alguns exemplos do que pode acontecer quando somos fanáticos e intolerantes:
      "A Igreja Católica punia com penas que variavam do confisco de bens até a morte - às vezes na fogueira - aqueles que negavam, segundo a visão católica, os ensinamentos de Cristo e a doutina da igreja, ferindo a ortodoxia."
      "A guerra santa (existe guerra santa?) islâmica, conhecida como Jihad, já fez milhões de vítimas pelo mundo em nome da fé. De acordo com a crença religiosa, quem morre na Jihad é enviado diretamente ao paraíso, sem ser punido por seus pecados".
     Existe uma similaridade, nas religiões cristãs, com relação a se enviado diretamente ao paraíso, sem ser punido por seus pecados, para isso; basta que se arrependa sinceramente de tudo o que fez! Os assassinos, os estrupradores, os assaltantes dentre outros tipos do mesmo quilate, agradecem, lógico, vão se arrepender! Porém, eu pergunto - e suas vítimas, como ficam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário