Saudação

Pesquisa

Pesquisa personalizada

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Poder dos Símbolos


      Símbolos são elementos linguísticos (palavras) ou imagens que estão a significar alguma coisa que nos afeta de algum modo, nosso modo de falar, de sentir, de pensar, de imaginar, de enxergar, nosso modo de vestir, nosso modo de nos integrarmos a um grupo, constrói a nossa personalidade dentre muitas outras coisas. Fica quase impossível vivermos sem os símbolos, uma cruz pode significar uma religião, um socorro médico, o vermelho do sinal significa pare, o anel na mão esquerda um compromisso assumido, estrelas no ombro de uma pessoa indica indica sua posição militar, o uniforme indica  o trabalho que exercemos – médico, militar e outros mais. Vivemos mergulhados no mundo dos símbolos e nem nos damos conta, do mesmo modo que não damos conta do oxigênio que respiramos. Para onde você se vira, lá está o símbolo ao seu redor piscando como um pirilampo em noite sem luz, seduzindo você, moldando você em tudo! Você nem percebe! A consciência desse mundo, nos faz amadurecer, nos faz mais conscientes do que somos, nos faz mais justos, menos preconceituosos, menos racista, mais tolerantes. Seremos mais cuidadosos com o que falamos, escrevemos. Analisaremos o que ouvimos com atenção redobrada para que possamos dialogar democraticamente, sem a interferência direta de nossas convicções, crenças , conhecimentos, grau de instrução e ideologias.
        Somos seres simbólicos, o símbolo linguístico em conjunto com a imagem determina que você é. Você é quem o símbolo diz, sua carteira de identidade, de estudante, seu diploma, seu nome, seu registro de nascimento, a certidão de casamento, o uniforme de trabalho. Com a consciência disso você percebe que é multifacetado. Uma hora, você médico, juiz, policial, operário, engenheiro, depois você é pai, esposa, filho, filha, neto, neta, avô, avó e outras variantes de personalidades, vivemos num mundo de representações simbólicas, um teatro onde a cada momento você é uma das personagens citadas!
      Termino, perguntando, mas afinal quem é você mesmo? Se você conseguir isso, por favor me ensine como conseguiu, porque quem descobre quem realmente é, atinge a plenitude de ser, atinge o nirvana. 
       Raimundo Adalberto Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário