Saudação

Pesquisa

Pesquisa personalizada

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

sábado, 23 de abril de 2011

Etmologia da palavra Pecado - Conhecimento ajuda a verdade

     "O estudo etimológico por classes semânticas - a saber, grupos de palavras inter-relacionadas pelo significado - pode revelar-se atraente, pois se vincula, muitas vezes, a noções mais básicas e nem sempre óbvias para o falante comum. A palavra 'pecado', por exemplo, é um dos inúmeros casos de substantivos formados por meio de um particípio, a saber, do verbo 'pecar'. Na verdade, apesar da obviedade dessa afirmação, há um erro etimológico nela, pois o latim peccatum já existia, o qual era a forma eutra do particípio passado peccatus, do verbo peccare.
     Desse modo, o português assumiu ambas as formas como suas. Em latim, peccare era 'cometer uma falta': o sentido religioso só viria bem mais tarde, quando os romanos se tornaram cristãos. Na verdade, o sentido mais antigo da palavra era 'tropeçar' e tudo indica (sobretudo as consoantes geminadas) que o radical pecc- esteja ligado à mesma raiz de pes (genitivo pedis) 'pé'. De *ped-cus teria vindo, por assimilação regressiva, *peccus 'perneta, manco', donde viria peccare *'mancar' e, posteriormente, 'tropeçar'. O sufixo -cus se vê também em mancus, 'maneta'. Curiosamente, manco em português não tem a ver com as mãos, mas com os pés, mas isso é uma inovação. "

6 comentários:

Anônimo disse...

Nossa como o português distorce as palavras como manco... que nós a colocamos como se fosse para o pé mas na verdade é uma palavra sobre a mão.

Anônimo disse...

Se nós nos propuséssemos a estudar um pouco se seja o latim e o grego, o suficiente para sabermos qual a origem das palavras, seríamos mais otimistas.

Unknown disse...

bem esclarecedor.

Unknown disse...

Obrigado pela visita

honorato disse...

estupendo!!!!!!!!!!!!adorei...

Unknown disse...

Obrigado a todos!!!

Postar um comentário